quarta-feira, 4 de maio de 2016

Entrevistando: Luciano Otaciano, brilhante literato contemporâneo

Olá galera do Marcas, tudo beleza com vocês? Hoje é dia de mais uma entrevista aqui no blog. Desta vez nós receberemos em nosso auditório Online de entrevistas o exímio pensador Luciano Otaciano. O cara já publicou 3 livros até o momento — ''Magia no Mundo da Fantasia'' (2015), "Reflexões de Vida'' (2015) e ''Mudanças de um Destino'' (2016). Luciano trabalha em outros futuros projetos que já são aguardados por sua leva de admiradores. Já resenhei dois de seus livros aqui no Marcas Literárias, os links dessas avaliações estão logo abaixo e ao término da entrevista também estarão destacados outros links do autor. As obras de Luciano Otaciano fazem parte do projeto Os Nacionais Merecem Prestígio e certamente o cara também é um #prestígionacional. Então, com tudo pronto, vamos agora adentrar em um ambiente de completo remanso tanto apreciado pelo autor, lugares em que ele externa sua sabedoria em forma de garbosos pensamentos, questionamentos e contos. Conheceremos mais sobre suas peculiaridades e fundamentos na área da literatura. Sejam todos bem-vindos e fiquem à vontade.

Links sugeridos

''A mente do homem é a arma mais poderosa do mesmo, se usada de maneira correta é fabuloso o que ela pode realizar.''


1) Olá Luciano, seja bem-vindo ao auditório virtual de entrevistas do Marcas Literárias, hoje você é o grande convidado, sinta-se em casa.

Luciano Otaciano: Olá Leonardo sinto-me em casa e estou muito feliz em responder as perguntas do blog Marcas Literárias.

2) Que ótimo! Luciano, conte um pouco sobre você. Afinal, quem é Luciano Otaciano? Como você se define?

Luciano Otaciano: Ahm, pra ser sincero eu não gosto de falar de mim. O que posso dizer ao meu respeito? Eu poderia dizer que eu sou um cara perfeito, porém eu tenho meus defeitos como qualquer um, falando sério eu sou uma pessoa tranquila, recatada e bastante calma. Posso dizer que eu sou um ser em constante evolução. Quando eu falo em evolução, digo em todos os sentidos, espiritualmente, mentalmente e fisicamente, embora eu deteste fazer exercícios físicos. Sei que é bom pra saúde coisa e tal, porém eu prefiro me ocupar mentalmente. Por isso estou sempre lendo, escrevendo, estudando e aprendendo coisas novas sobre a vida em geral.

3) Assim como outros escritores, você surgiu no cenário literário e aos poucos consegue seu espaço para demonstrar o seu talento através de maravilhosas obras. Você sente que está no caminho certo e que o momento é realmente favorável para os autores nacionais?

Luciano Otaciano: Sim! Creio que o momento é favorável para mim e aos outros autores nacionais que lutam para conquistar merecidamente os seus lugares ao sol.

4) Luciano, sobre os seus leitores, qual o seu público alvo? Pergunto isto pois quem te acompanha percebe que você vem variando os gêneros de suas publicações. Começou com uma obra que pode ser lida até pelos mais novos, em seguida publicou um livro que a ênfase foi a autoajuda e, na sequência, um romance dramático.

Luciano Otaciano: Eu não tenho público alvo, eu escrevo para todos, cabe ao leitor decidir o que lhe agrada. Eu posso escrever sobre qualquer coisa, desde que eu esteja afim de escrever e queira passar a minha mensagem na obra. 

5) Creio que seja de praxe que todos os escritores, antes de se tornarem autores, sejam leitores. Com você foi assim, Luciano? Como foi seu processo de desenvolvimento na leitura e escrita?

Luciano Otaciano: Eu comecei a ler desde cedo, desde os tempos infantis no colégio e assim é até nos dias atuais. E quanto mais a pessoa ler, mais preparada ela fica para encarar a vida, que por sinal é dureza. A pessoa que lê muito, desenvolve uma melhor redação para um concurso por exemplo, ou para ingressar em uma faculdade que nos dias atuais parece-me indispensável. Enfim, prepara a sua mente para a vida. Tu te tornas uma pessoa culta e que sabe analisar qualquer assunto que lhe for solicitado. Afinal a mente do homem é a arma mais poderosa do mesmo, se usada de maneira correta é fabuloso o que ela pode realizar.

Luciano Otaciano publicou seu primeiro livro em novembro de 2015. ''Magia no Mundo da Fantasia'' é consequência de um conto intitulado ''Sereia'' que foi publicado pelo autor em seu antigo blog na internet. Luciano deu continuidade ao conto o tornando uma história melhor desenvolvida. Você pode comprar a obra clicando aqui.


6) Qual sua visão sobre o nosso cenário literário atual? As editoras estão mais acessíveis economicamente?

Luciano Otaciano: O cenário literário brasileiro vem sofrendo mudanças positivas. Creio que as editoras estejam mais acessíveis economicamente, porém isso não é o bastante. Existem editoras que cobram valores altos ainda, mais estão surgindo novas editoras que apoiam os autores e cobram um preço justo e já é um avanço.

7) Segundo estatísticas, o número de compras de livros nacionais aqui no Brasil aumentou nos últimos seis meses. Cite pra gente 3 livros nacionais que você compraria agora, neste momento e justifique suas escolhas.

Luciano Otaciano: Bom existem muitos livros nacionais que nada devem aos estrangeiros, o que existe é que, no Brasil, existe um enorme preconceito com a literatura nacional. Isso dificulta e muito as pessoas a conhecerem as maravilhas literárias que temos em nosso país. Eu poderia citar inúmeras obras nacionais que merecem destaque, porém citarei as três. A primeira é um livro que eu li no ano passado e que foi uma das melhores leituras da minha vida, o nome desse livro é FEY: O ENIGMA DE UR. A obra criada pelo Josué Matos é perfeita e magistral. HORROR NA COLINA DE DARRINGTON do autor M.V. Barcelos que tive oportunidade de conhecê-lo também é um livro genial. Outro livro que li e recomendo muito, dentre os livros de terror e horror que eu já li, esse foi o melhor. O livro é simplesmente genial trata-se de A CAIXA DE NATASHA E OUTRAS HISTÓRIAS DE HORROR do autor Melvin Menoviks. Outro livro que ainda não li, porém tenho muita vontade de ler e quando puder irei lê-lo com certeza, é intitulado de FUGITIVOS do autor Carlos Barros. Esses livros que citei são obras-primas do nosso país e merecem o prestígio.

8) Essas obras são realmente fantásticas. Bom, prosseguindo, como é o seu processo de escrita e produção de personagens? Você mudaria o final de alguma história a pedido de algum fã, caso este tivesse conhecimento prévio do enredo? 

Luciano Otaciano: O processo de produção dos personagens é bastante curioso, no meu caso eu costumo mesclar minha imaginação e o cotidiano real nas minhas obras. Sendo assim fica uma obra bem peculiar no meu ponto de vista. E creio que as pessoas tenham gostado do resultado. Eu não mudaria o final da história que criei.

9) Você já publicou 3 livros até o momento, que tal falar sobre eles? A galera que ainda não te conhece quer saber sobre as suas histórias. O que encontramos em seus enredos?

Luciano Otaciano: Sim eu já tenho três obras publicadas até o momento. Para quem ainda não leu minhas obras, farei uma breve descrição para o leitor se familiarizar com elas. MAGIA NO MUNDO DA FANTASIA é uma história de fantasia onde uma mulher casa-se com um homem e acontece coisas mágicas e fantasiosas. Há muitas mensagens por trás do enredo, no meu ponto de vista é um livro perfeito, sendo que eu o escrevi em poucas páginas. É fantástico. REFLEXÕES DE VIDA; esse é um  livro que atingirá em cheio o público adulto, não que pessoas de menos idade não possam ler, peço que leiam, porém é um livro voltado para o público adulto. Nesse livro o leitor encontrará várias mensagem sobre o amor, perdas, tipos de personalidades, astrologia, astronomia dentre outros variados assuntos bem interessantes sobre a vida em geral. Também há poesias e contos na obra. Muito do que eu vivenciei em minha vida, está registrada nas folhas desse livro, essa é a minha obra preferida. MUDANÇAS DE UM DESTINO é basicamente um romance, com fortes pitadas de drama e um pouco de investigação. O leitor acompanhará a história da protagonista Ágata que se vê desesperada procurando seu amor, porém como todo bom livro há algumas reviravoltas na história, a tornando surpreendente. O legal desse livro é que eu consegui mesclar num só livro os meus gêneros literários preferidos. Então pode ter certeza de que a obra é realmente boa.

Os livros ''Reflexões de Vida'' e ''Mudanças de um Destino'', transferem ao leitor grandes parcelas de sentimentos, trazendo temas de importância humana e leve carga dramática num romance contemporâneo.


10) Dentre seus personagens criados até o momento, qual o mais marcante pra você? Ele(a) tem alguma(s) característica(s) em comum com você?

Luciano Otaciano: Dentre os personagens criados por mim o Daniel de MUDANÇAS DE UM DESTINO tem muito de mim, eu diria que se ele fosse uma pessoa de verdade, poderia perfeitamente ser o meu clone, não fisicamente, mas psicologicamente ele tem muito de mim.

11) Sobre a sua escrita, você adotou alguma técnica para escrever ou se guia mais pelo sentimento? Escolha, dentre todas as suas publicações, um trecho que você goste bastante e comente pra galera o motivo de sua escolha.

Luciano Otaciano: Eu não uso técnica. Não que eu escreva de qualquer jeito, somente não uso uma técnica para isso, deixo-me guiar pelo sentimento. Eis um pequeno trecho do livro ''MUDANÇAS DE UM DESTINO'' eu gosto muito dele. 
''Andrezinho esboçou um protesto, mas Daniel o interrompeu. «— Sei que você deve achar que é o fim; que você nunca mais vai se importar com isso de novo. Que ninguém vai querer você. Foi assim que me senti. Completamente sozinho e arrasado. A gente acaba se acostumando bem com isso. E não é preciso se esforçar muito para permanecer assim, pode acreditar. Mas aí, quando alguém aparece e você se flagrar imaginando que essa pessoa é mais do que uma boa companhia, que tem algo mais ali, uma centelha de alegria, um fio de esperança, meu filho lembre-se dessa conversa. Não importa nem um pouco se você é um homem com uma mulher, ou um homem com um homem, ou uma mulher com uma mulher. Quando você andou lutando sozinho e aparece alguém que gosta de estar ao seu lado, você se flagra querendo realmente se levantar da cama de manhã todos os dias. Meu filho saiba que nessa vida o mais importante é o amor.»''

12) Percebo que você, mesmo como leitor, é muito assíduo nas visitas aos blogues. Aqui no Marcas Literárias, por exemplo, é possível encontrar comentários teus em postagens como resenhas, sempre aplaudindo os autores e deixando a sua opinião. Achas importante essa proximidade entre blogs, leitores e autores para que um incentive e prestigie o trabalho do outro?

Luciano Otaciano: Sim, eu acho legal essa proximidade de ambas as partes. Eu prestigio o que tem qualidade, se o cara escreve pra caramba, é talentoso, por que não o prestigiar? Não vejo problema algum nisso, como falei, até acho legal. Quando leio uma resenha bem feita, costumo dizer que é quase um orgasmo literário. É bom demais ler uma resenha, um livro, uma poesia, uma reflexão, um texto qualquer, e se tiver qualidade, for bem feito eu o aplaudirei. 

13) Tenho algumas perguntas sobre literatura e cinema e gostaria de deixa-las nesta mesma questão. Luciano, qual o seu autor preferido? E livro, você tem algum que aprecie mais? Gosta de cinema? Qual seu filme favorito? Se pudesse escolher um de seus livros para ser rodado como filme, qual seria? E, como autor, caso tivesse que escrever um roteiro para um longa, como o chamaria e qual seria o assunto?

Luciano Otaciano: Sou fã do grande e inigualável William Shakespeare. Gosto dos livros do Shakespeare também, ainda terei a coleção completa do cara. O meu livro preferido dele é ''Julius Cesar''. Gosto de cinema. Meu filme preferido chama-se: COMO UM DOMINGO DE CHUVA. Se pudesse escolher um de meus livros para virar filme seria o livro O CRIME E SUAS ARMADILHAS, é o livro que eu estou escrevendo atualmente e pretendo lançá-lo o mais breve possível. Acho que o longa de O CRIME E SUAS ARMADILHAS seria perfeito, o livro vai contar a realidade de um adolescente que entra para o tráfico e o drama de sua família que o vê se adentrando cada vez mais nesse mundo obscuro e sem volta.

14) Conte para nós algumas peculiaridades sobre você, Luciano.

Luciano Otaciano: Eu adoro automobilismo, costumo dizer que eu poderia estar na F1 se tivesse tido um pouco de sorte e fosse um cara bastante endinheirado. Gosto muito de ouvir músicas quando não estou lendo ou escrevendo. A música me ajuda a relaxar e acalmar a minha mente sempre agitada.  Futebol eu nem curto tanto, assisto raramente as partidas do Flamengo. 

15) Diga pra turma do Marcas Literárias três coisas que você odeia na vida.

Luciano Otaciano: Eu odeio quando estou de chinelo andando em uma calçada e a mesma está molhada. Piso no cimento molhado e o meu chinelo molha. A sensação é ruim, meus pés ficam molhados e o chinelo fica sujo. O molhado na parte debaixo dos pés, coisa horrível! Odeio barulho excessivo, tem pessoas que fazem barulho pra tudo, tipo abrir uma porta, a pessoa toca a maçaneta e faz um barulho desnecessário. Eu odeio correr, quando estou a caminhar se precisar correr é super complicado, eu não gosto de correr. Gosto de correr quando estou a dirigir, mas a pé não gosto.

16) Luciano, já tive a oportunidade de ler todas as suas obras, inclusive projetos que ainda não foram publicados, e já resenhei dois de seus livros. Admiro sua escrita e a forma que você transmite suas mensagens. Você é um grande literato que, por vezes, se expressa de maneira poética e filosófica sobre determinados assuntos, como era de costume o grande Shakespeare fazer também. Lhe proponho agora um desafio: você pode expor pra gente de maneira filosófica algum pensamento que venha agora em sua mente?

Luciano Otaciano: ''Viva o momento! Não se apegue ao passado e tampouco se iluda com o futuro.''

17) Agora, conte pra galera os seus futuros projetos solos. Fiquei sabendo também de um livro em parceria com o blogueiro, booktuber e autor Fernando Nery que será lançado pela Editora Percurso possivelmente em junho deste ano aqui no Rio de Janeiro. O que esperar dessa composição?

Luciano Otaciano: Em Junho irei lançar este livro em parceria com um amigo, Fernando Nery, conhecido nas redes sociais como Filósofo dos livros. É um livro voltado para o público masculino chamado de BARBALIT. Literatura para homens barbados. Tá sendo um imenso prazer para mim escrever em parceria com um amigo, o livro tá show. Contos picantes e eróticos esperam vocês nesse livro. E atenção mulheres o livro é expressamente proibido para as mulheres. Sobre meus projetos solos atualmente estou na criação de dois livros que pretendo finalizar esse ano, se conseguir tempo, pois está muito corrido. Se não conseguir finalizarei no próximo ano.

O autor em processo de escrita. Para ele, o silêncio é a maior fonte de inspiração em meio a selva de pedra.


18) Queria que você, falando como um autor que inicia sua jornada, deixasse uma mensagem de apoio aos mais novatos, que às vezes, mesmo talentosos, deixam o medo desencorajá-los a escrever suas histórias.

Luciano Otaciano: Digo aos novatos, de talento ou não, que escrevam. Tenham o mundo ao seu redor como inspiração e tema para escreverem o que quiser. Então, escrevam sem medo das críticas e vão em busca de seus sonhos. O sol brilha para todos, porém o momento é diferente para cada um de nós. Pense nisso e boa sorte!

19) Luciano, pra finalizar, responda pra gente: na sua opinião, o que uma história tem que ter para que seja classificada como perfeita?

Luciano Otaciano: Na minha opinião não existe somente um elemento que define uma obra para ser perfeita, e sim o conjunto. Mas posso dizer que uma trama bem elaborada com os elementos certos tem tudo para se tornar perfeita.

20) Cara, quero dizer que foi uma honra te entrevistar. Você é um autor que esbanja talento e tenho certeza que no tempo certo esse talento será mais do que reconhecido. Muito obrigado por dar essa atenção ao Marcas Literárias e a galera que nos seguem fielmente. Desejo sucesso! Um forte abraço e que venham logo novas e maravilhosas histórias.

Luciano Otaciano: Obrigado, caro Leonardo, eu que agradeço o espaço a mim cedido. Parabéns ao seu blog o conteúdo é de extrema qualidade. Infelizmente na internet está cada vez mais difícil encontrar algo que vale a leitura de um leitor exigente, assim como eu, ler algo que presta. Forte abraço.

Uaaaaaaau! Que entrevista, hein!? Galera, vocês leram isso? O Luciano é um cara muito sábio mesmo, suas respostas foram sensatas demais. Confesso que tentei colocá-lo em um sinuca de bico em duas perguntas mas o cara se saiu muito bem. Estou superfeliz com o resultado dessa conversa com o Luciano. Agora é com vocês, que tal dizerem o que acharam de conhecer melhor o autor e suas peculiaridades? Estamos aguardando o incentivo de cada um de vocês.

Os links referentes a compras, contato e resenhas de obras do autor, seguem abaixo. Desejo sucesso e agradeço pela atenção novamente. Valeu Luciano!


Contato com o autor:
lucianootacianosilva2015@gmail.com

Links sugeridos

Ebooks

No Clube


Então é isso meus amigos e amigas. Muito obrigado pela presença de todos mais uma vez. Em breve, novas entrevistas por aqui. 

Um abraço a todos e até mais.


Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. "E quanto mais a pessoa ler, mais preparada ela fica para encarar a vida, que por sinal é dureza."

    Adorei a entrevista. O Luciano é um cara fora de série. Tenho uma imensa admiração pelo cara. As perguntas foram bem interessantes e realmente o autor respondeu de forma brilhante. Preciso compartilhar!!!!
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando. O Luciano é mesmo muito sábio. Valeu pelo seu comentário.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Uauuuu conhecendo mais um pouco o Autor Luciano Otaciano só num curti que ele gosta de correr dirigindo kkkkkkkk abraços parabêns Leo pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Kkkk, Beta, ele diz que tem espírito automobilístico.

    Obrigado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Muita boa a entrevista. Ainda não li os livros do Luciano Otaciano, mas tenho grande curiosidade em ler, em especial, Mudança de um Destino. Vi aqui no blog e vi, também, uma resenha no Filosofo dos Livros. Sem contar que o Fernando teceu grandes elogios à escrita desse escritor que parece nos fazer refletir com seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado Ademilson! Quando puder leia-o. Creio que você vai gostar da leitura. Abraço.

      Excluir
    3. Valeu amigo Ademilson, bom te receber aqui e saber que você acompanhou e gostou da entrevista.

      Os livros dele são ótimos. Recomendo.

      Abraços.

      Excluir
  6. Grande, Léo! Tudo beleza?

    Rapaz, que entrevista TOP! Super curti! =D7
    O cara é realista e sem rodeios! :D

    Não conhecia o autor e desejo sucesso para o escritor. :-bd

    Tenho uma grande novidade! Confira no Irmãos Livreiros
    Abraços,
    Danny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso com o seu blog também Danny. Obrigado.

      Excluir
    2. Fala Danny, que legal que tenha curtido. É um prazer ler o teu comentário e saber que você marcou presença. Nossos amigos autores precisam desses incentivos.

      Obrigado. Vou ver a novidade em seu Blog. Valeu.

      Excluir
  7. Que entrevista linda! Quero parabenizar ao Marcas Literárias pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo, e por nos convidar a participar de uma entrevista tão bacana. Digo participar, pois o entrevistador nos coloca frente a frente com o autor de forma a nos contagiar com o desenrolar da entrevista, apresentando-nos um escritor, com respostas interessantes e inteligentes. Faz um tempo que venho acompanhando o autor, e admiro por demais a forma como este tece comentários interessantes a respeito do que nos cerca. Como o próprio autor diz sobre o que a leitura nos faz: “Tu te tornas uma pessoa culta e que sabe analisar qualquer assunto que lhe for solicitado.” Devo acrescentar que gostei de saber um pouco mais sobre o autor, curiosidades que bate ...Enfim conhecemos mais um escritor que merecem respeito, Luciano Otaciano. Encantada moço! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Geane! Fico muitíssimo feliz que tenha gostado da entrevista. Querida Geane agradeço-lhe o carinho e apoio. Abraço.

      Excluir
  8. Geane, obrigado por sua presença. É bom saber que as entrevistas estão agradando ao público e ajudando na divulgação dos nossos amigos autores.

    Beijos, grato por sua opinião e elogio.

    :P

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer mais um pouquinho do Luciano. Show de entrevista. Parabéns aos irmãos Otaciano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o carinho querida Luciana. Abraço.

      Excluir
  10. Adorei conhecer mais um pouquinho do Luciano. Show de entrevista. Parabéns aos irmãos Otaciano!!!

    ResponderExcluir
  11. Que bom, isso é bom. O intuito da entrevista é justamente este, aproximar o autor do leitor. Fico feliz que tenhamos conseguido esse feito. Beijos Luciana.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd