quarta-feira, 18 de maio de 2016

O futuro e a geração do hoje, por Emídio Penariol


O futuro e a geração do hoje
Categoria: Educação

Caros amigos e leitores, para lhes ser sincero pensei muito, mas muito no que dizer nesse espaço ao qual foi dado a mim, e gostaria de compartilhar com cada um de vocês uma experiência única que tive a mais ou menos um mês atrás no meu trabalho.

Trabalho na Biblioteca Municipal de minha cidade (Paraíso/SP) e junto com a escola fundamental, desenvolvemos uma visita dos alunos na biblioteca (1ª etapa até o 5º ano), começamos, bom para lhes ser franco e resumir como foi, digamos que a cada visita que recebia, era uma energia, um sentimento por cada uma daquelas crianças e acima de tudo, aprendia coisas que só vivenciando mesmo para você aprender.
''Me encontrei encontrando essas crianças'' - Emídio Penariol

Cada uma dessas crianças me ensinou algo valioso, que é a "Observar as coisas simples da vida", com a humildade e ingenuidade do olhar de cada uma delas, refleti sobre algo, que no título desta matéria já diz "O FUTURO".

Observo a situação do nosso mundo atualmente e noto que de alguma forma o futuro dessas crianças não está sendo preparado, só se ouve promessas, promessas e mais promessas, de algo que começo a acreditar ser apenas um conto de fadas, o hoje e o agora, tem se voltado apenas para a sobrevivência de status, de adquirir sempre mais bens, não importando se isso mais tarde possa afetar o futuro dessas crianças e que, se continuar desse modo, sem sombra de dúvidas irá afetar e muito.

Saber que ainda existem pessoas dispostas a lutar por esses pequenos dá, aos de coração, inspiração para prosseguir.

Observando nos desenhos que essas crianças faziam na visita à biblioteca, como elas interagiam, pude apreciar um pouco de como elas vêm o mundo e o que elas pensam em fazer daqui uns 20 anos, me mata por dentro em saber que esses sonhos, desejos inocentes podem se tornar pó, por conta do ego, da soberba e desamor, que predomina o mundo atual, e olha que só tive a oportunidade de conhecer 1/3 de crianças sonhadoras. Imaginem comigo quantas outras mais existem em cada canto do mundo e quantos futuros serão devastados se continuar da forma em que está. Não quero ser crítico, nem acusar a humanidade, mas de alguma forma falhamos em criar um mundo melhor, não podemos repetir o mesmo erro, podemos e devemos auxiliar essa nova geração hoje, para que logo adiante elas possam desfrutar de um futuro prazeroso.

Pense e medite, que futuro você quer dar para o seu filho, neto, bisneto ou até mesmo um desconhecido?


Precisamos estar ligados e atentos a tudo, apreciar a vida da melhor forma possível, e sempre que pudermos, devemos ouvir o que uma criança tem a dizer, pois a inocência da criança é o combustível dos sonhos e as estrelas que dão vida ao universo.




Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Estou emocionado mais uma vez, não pelo fato de ser uma matéria feita por mim, mas por se tratar, do futuro do nosso mundo. Obrigado pelo espaço. Seu trabalho é 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por aceitar o convite. Sou grato por transmitir um pouquinho de você e de sua visão pra nós.

      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Parabéns Emidio a sua matéria é digna de aplausos! Muito bem escrita por ti. Educação em nosso país é simplesmente uma vergonha, é lastimável ver como as autoridades tratam um assunto de suma importância com total descaso. O que será do futuro das crianças do Brasil? É a triste realidade desse país corrupto onde nós brasileiros lutamos todos os dias para sobreviver. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação e saúde sempre devem estar em primeiro lugar. O país é o principal responsável por tornar grande parte dos jovens e crianças, pessoas incapacitadas para a vida, sem perspectivas.

      Abraço Luciano.

      Excluir
  3. Parabéns Emidio. De fato, não estamos preparando os jovens para o futuro. Isso é claro em todos que vemos.

    ResponderExcluir
  4. Quero parabéns ao autor do texto pela escolha, penso que é um assunto de extrema importância para a sociedade, sociedade esta que não se preocupa com a formação dos seres do amanhã...suas preocupações no ter os impedem de ver.Precisam acordar entender o propósito em Ser...pois do contrário nunca serão e nunca terão seres conscientes críticos participativo que acreditam na humanidade e que fazem de seu viver uma constante busca do aprender. Parabéns moço!

    ResponderExcluir
  5. Emídio, meu caro e bom amigo, em primeiro, agradeço por aceitar o convite, é um contentamento receber-te por aqui e acompanhar um pouquinho do seu trabalho através desse veículo de comunicação que nos aproxima mais daqueles que ainda desconheciam-nos.

    Seu texto esta maravilhoso, confesso que é tocante a forma como se expressa. Percebemos que a sua essência de humanismo para essa turminha é tão grande quanto o seu desejo de resgatar todas elas. Um mundo perfeito nunca vai existir mas a nossa perfeição está concentrada nesse âmbito de subvenção a qual você, eu e outros também estão. Faremos nossa parte sempre que pudermos.

    Podemos mudar o mundo sim! O nosso mundo sim. Não aquele com diâmetro de 12.756 km. Mas nossa ambiência está destinada ao pouco espaço que circulamos e vivemos. Dessa maneira, a propagação da nossa colaboração com a educação dos pequenos será espalhada ao menos a um raio de 0,0002 do total que nos cerca. Isso pra mim já é muito. Já garante uma parcela muito significativa dos jovens e crianças de todo o planeta.

    Acreditar no governo já se tornou improvável. Precisamos atentar para atos cândidos como o seu, capazes de remover algumas pedras do caminho e transformar algumas pessoas.

    Parabéns por seu trabalho. Eu, como autor e admirador desse mundo infanto juvenil, sinto com extrema emoção, a verdade transmitida através dele.

    ''Com onze anos podíamos ser tudo e eu escolhi ser discípulo da vida''.

    Forte abraço e vá, mostre para muitos do que nós, seres pequenos e quase invisíveis, somos capazes de fazer.

    Obrigado.

    :-bd

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd