segunda-feira, 20 de junho de 2016

[Resenha] ''Benjamin Litter'' de Leonardo Otaciano


Título: Benjamin Litter
Autor: Leonardo Otaciano
Publicação: 2015
Editora: Agbook / Clube de Autores
Gênero: Romance
Páginas: 130

COMPRAR

Sinopse: Até que ponto a sua honestidade é capaz de ser prioridade em seu caráter? Siga os passos de Benjamin Noah, jovem poeta brasileiro que após uma sucessão de perdas, torna-se desacreditado da vida e vive a se questionar sobre a felicidade. As paixões, o amor enlouquecido por Rafaela e as escolhas e atitudes desonestas que trazem ao rapaz as piores consequências vão fazê-lo entender o verdadeiro sentido do que é ser feliz.

————————

A obra me levou a refletir o quão grandioso o ser humano pode ser. Que todos buscam a felicidade, isso é fato, mas, até onde você iria e o que você faria para ser feliz? Essas questões vocês encontrarão ao ler o opúsculo. Nos dias atuais o ser humano valoriza o TER e acaba se esquecendo por completo do que verdadeiramente ele é, ou seja, SER. Dinheiro, bens materiais como carros possantes, mulheres gostosas... isso lhe traz felicidade? Esse romance social te mostrará que somente o dinheiro não te trará felicidade, e poderá acontecer o oposto, lhe trazendo uma infelicidade sem volta, levando o ser humano ao abismo da alma. Eu li o livro em um dia, porém não pense você que ele não tenha mensagens a se passar, pois tem sim, e bastante. Agora, vamos a minha análise sobre essa obra literária. Como de costume, começarei falando dos personagens do livro, vamos lá.

Benjamin Noah vive sem irmão e irmã e a mãe desaparecera quando ele ainda era uma criança. Benjamin é o personagem principal da trama, a vida dele não está sendo nada fácil, ele vive todo santo dia o seu próprio inferno. Pra piorar, sua namorada cujo nome é Rafaela, terminou o relacionamento com ele o deixando completamente sem chão. As suas finanças vão de mal a pior pois ele faltava ao serviço e estava prestes a ser demitido. Para amenizar um pouco a sua solidão, tem um cão doméstico chamado Rudolf. Com a morte de seu pai, ele se vê sozinho e sem esperança alguma de dias melhores em sua vida. Danilo, seu amigo de outrora, fora outro fracassado na vida, tentara passar no vestibular porém não conseguiu e fora dominado pelo vício do álcool e tabaco. 

Certo dia Benjamin encontrara uma sacola com uma bela quantia em dinheiro e, a partir desse fato, temos uma história cheia de nuances e fatos surpreendentes. Rafaela, personagem importante na trama, foi a que eu mais me identifiquei, sendo essa muito meiga e decidida, trazendo ao mesmo tempo uma ternura e paz. Sendo pediatra ela é o encantamento em forma de mulher. Os outros personagens secundários da história foram bem elaborados e o enredo fora construído de forma que não deixou buraco em seu núcleo principal.

Falando sobre a leitura do livro:

O livro é narrado em 3ª pessoa e tem uma narrativa simples e objetiva, porém com bastante detalhes sobre alguns cenários e em certos momentos a leitura torna-se bastante sofisticada com uma escrita ao estilo de autores clássicos. No meu entender o autor foi genial ao criar o final para a obra, é algo inimaginável que não fere a coerência da sua magistral obra. Os personagens têm sentimentos, pude me ver claramente no personagem principal Benjamin, diante à leitura. Por ser um livro de poucas páginas você o devora rapidamente e, quando termina, a vontade é de devorá-lo novamente, a leitura não é cansativa em nenhum momento. Ponto para o autor que soube conduzir a narrativa de forma objetiva, sem ser demasiadamente seca ao estilo noticiário de jornal.

Meu quote favorito:

''A vida está no mundo para todos e embora poucos saibam a usar, ela ainda continua lá. Alguns são obstinados, outros erguem os braços e gritam pelo fracasso, mas todos estamos no meio de um grande furacão, essa é a grande lógica de viver. Nada pode ser deixado de lado, até simples grãos de areia ou mostarda ocupam os seus devidos lugares nesse espaço gigantesco e são capazes de fazer uma vasta diferença no fim das contas... Por que, então, fechar os olhos e se jogar de ponta cabeça num oceano de derrotas que você mesmo pintou? Isso não faz o menor sentido. Pinte tudo novamente e dessa vez use as cores mais fortes que você puder usar. Não faça isso por ninguém ou por algo, faça isso por você.''
Pág. 49 e 50


Finalização:

A capa e a diagramação do livro estão perfeitas, por sinal, eu acho linda a capa do livro que combina com a gênese da trama. O livro é bem reflexivo e como de costume o autor nos faz refletir muito em suas obras, e essa é a que ele faz isso com a maior competência. Como eu disse, o livro é perfeito, a trama foi muito bem trabalhada, pesquisada, e enfim, finalizada de forma magistral. A leitura me fez refletir bastante e eu amo livros assim, pois sou uma pessoa que adoro a reflexão, sendo assim o livro me caiu muito bem. Só posso dizer que leiam pois estarão adquirindo uma obra maravilhosa.

 É excelente

Espero que tenham gostado da resenha, forte abraço a todos.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Gostei muito desse livro, Luciano. A resenha está perfeita. Eu o li muito rápido pois ele não nos permite uma leitura lenta. O Léo criou com maestria uma trama bastante curiosa e instigante. Já no início, o leitor exigente não consegue largar o livro a fim de saber até onde vai o Benjamin.
    Você citou um quote e eu aproveito para citar o meu favorito nesse livro: TALVEZ ESSA FELICIDADE NÃO ESTEJA NO QUE A GENTE FAZ, NEM ONDE A GENTE VAI, OU COM QUEM A GENTE ESTEJA... TALVEZ ESSA FELICIDADE ESTEJA DENTRO DA GENTE, ESPERANDO QUE NÓS MESMOS A SALVEMOS.

    ResponderExcluir
  2. É mano, eu venho te agradecer por essa resenha tão linear que me deixou muito contente. Ficou show!

    Gostei do seu ponto de vista sobre os personagens, citando alguns dos que compõem o elenco e também das suas reflexões extraídas do enredo. Sou grato por mais essa resenha de 'Benjamin', a segunda elaborada por você.

    É uma honra ter, em meio a essas surpresas, uma resenha do meu livro feita por você.

    Valeu cara, abraços!

    \m/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ademílson o livro é perfeito, e realmente a leitura acontece de forma rápida, pois quanto mais o lemos, mas queremos saber o final da trama. Que bom que você gostou da minha resenha. O quote que você escolheu é muito bom, aliás o livro é repleto de quotes maravilhosos, o difícil é escolher o preferido. Grato por comentar, eu acho importante o leitor dar a sua opinião sobre o livro, caso o mesmo já tenha o lido. Forte abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. A honra é toda minha Leonardo! Resenhar um livro tão magistral como esse, somente me deixa muito contente em ajudar de alguma forma. O livro é perfeito, você soube elaborar a trama com muita competência. Aliás tu és muito competente naquilo que se propõe a fazer, te admiro muito por isso. Se a resenha lhe agradou, certeza de que fiz o que tinha que fazer com competência, e isso me deixa radiante, pois agora sei que estou fazendo as resenhas bem feitas. Como de costume eu procuro ser bastante objetivo na análise da obra, não tenho o costume de enrolar. Parabéns pela obra tão maravilhosa mano, e sucesso a você, pois talento tu tens de sobra. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciano.
    Parabéns pela resenha. Simplesmente perfeita.
    Benjamin é um livro que gosto muito. As reflexões que ele nos leva a fazer são essenciais aos seres humanos.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernando! As reflexões do livro são maravilhosas e que bom que você gostou da resenha. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que adorei a tua resenha meu amigo, resenhaste muito bem, pois nos apresentou o livro de forma encantadora. Realizou os pontos que considero importante, iniciou apresentando, desenvolveu as partes, e por fim finalizou como todos aqueles que prezam um texto fechadinho , não deixando espaços.
    O autor está de parabéns pelo belíssimo livro. Realmente o livro é bastante interessante, livro este que nos apresenta assuntos de extrema importância pro dia a dia, e pra vida. Onde as coisas estão ligadas ás coisas que escolhemos ou o que de certa forma escolheram para nós. Apresentando um cunho psicológico e filosófico. Penso que livros assim nos marcam profundamente, nos ensinam. E com certeza é um livro pra ser lido compartilhado e indicado.

    Confesso que a resenha me encheu os olhos. Você está cada dia melhor.

    Encantada moço! =D7

    ResponderExcluir
  8. Agradecido com teus elogios Geane! Quando puder leia-o. Você vai amar a leitura, além de refletir, lhe trará ensinamentos importantes, como escrevi na resenha o livro é perfeito. Forte abraço!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd